Hoje é dia dos Reis Magos,e me deu uma saudades muito grande,ao lembrar que, quando meus filhos eram pequenos,até os nove dez anos eles ainda acreditavam em coelhinho da pascoa,papai noel e nos Reis Magos.(Os Maguinhos,como eles os chamavam).Eu contava para eles, que no dia 6 de janeiro era Dia de Bifana e que os reis magos vinham durante a noite do dia 5 para o dia 6 e deixavam guloseimas na árvore de Natal para crianças que se comportavam bem.
Eu esperava eles dormirem e pendurava saquinhos com guloseimas escondidas em meio aos enfeites da arvore.Era delicioso quando eles acordavam e iam olhar,com aquele típico medinho de criança sabe???Os olhinhos brilhavam... se emocionavam de tal maneira que chegavam a chorar,nem ligavam muito para os doces mas a felicidade maior era a surpresa por saber que os Reis Magos tinham acompanhado o comportamento deles durante o ano.E ao longo dia, eles esperavam ansiosos,porque após o jantar, nos reuniamos e desmontavamos a árvore, com brincadeiras e apostas de quem quebraria a primeira bolinha ao retira-las,pois na época só tinha bolinhas de vidro bem fininha,era tão gostoso ver a felicidade deles...era só risos e alegria.Foi muito bom acompanhar os sonhos de crianças de meus filhos e hoje eu chorei ao me arremeter a tal nostalgia.
Dia da Bifana
A palavra Epifania, usada como nome de mulher, deu origem a uma corruptela no dialeto do sul de Itália, levada depois a Portugal e Espanha - a Bifana. A Bifana (não confundir com a Febra), segundo a lenda, era uma velha que, no dia de Reis, saía pelas ruas da cidades a entregar presentes aos meninos que tivessem sido bons durante o ano que findara. Estava intimamente ligada às tradições dos povos mediterrâneos e mais próxima do significado litúrgico das festas natalícias. Os presentes eram somente dados no dia 6 de Janeiro e nunca antes - dia dos Reis ou da Epifania.
2 comentários:
AMIGA...TOC...TOC
CHEGANDO A BARULHERA EU..., HAHAHAHAH
SONINHA AMEI AS TUAS RECORDAÇÕES E A HISTÓRIA...
HAHAHAH EU, JÁ ESTAVA PENSANDO COMIDA..., BIFANA NO PÃO COM MOSTARDA E UMA LOURA BEM FRESQUINHA...
HAHAHAHAH MAS ERA A LENDA!
TEM LÁ NO MEU CANTINHO UM SEKINHO DE OURO SACANAGEN HAHAHAHAH O OURO É VIRTUAL MAS É COM MUITO CARINHO, VAI LÁ BUSCAR OK???
:)) BEIJOCAS GORDAS
Olá, Soninha, minha chará!
Adorei este seu cantinho, o layout, o conteudo, tudo enfim.
Venho agradecer-lhe pela visita e por seguir o Roda de Prosa.
Sobre os magos...nossa...tenho muito boas recordações.
Quando pequena, na rua em que morávamos, vixinhos e amigos se reuniam para comemorarem o reisado, com cantoria e visitações nas casa...Deposi, já adulta e casada, igualmente os vizinhos da rua em que eu morava, faziam o mesmo ritual tradicional.
Legal, né?!
Valeu, Soninha.
Feliz 2010!
Muita paz! Beijossssssss
Postar um comentário