6 de jan de 2010

6 de Janeiro Dia de Reis...Dia dos Maguinhos


Hoje é dia dos Reis Magos,e me deu uma saudades muito grande,ao lembrar que, quando meus filhos eram pequenos,até os nove dez anos eles ainda acreditavam em coelhinho da pascoa,papai noel e nos Reis Magos.(Os Maguinhos,como eles os chamavam).Eu contava para  eles, que no dia 6 de janeiro era Dia de Bifana e que os reis magos vinham durante a noite do dia 5 para o dia 6 e deixavam guloseimas na árvore de Natal para  crianças que se comportavam bem.
Eu esperava eles dormirem e pendurava saquinhos com guloseimas escondidas em meio aos enfeites da arvore.Era delicioso quando eles acordavam e iam olhar,com aquele típico medinho de criança sabe???Os olhinhos brilhavam... se emocionavam de tal maneira que chegavam a chorar,nem ligavam muito para os doces mas a felicidade maior era a surpresa  por saber que os Reis Magos tinham acompanhado o comportamento deles durante o ano.E ao longo dia, eles esperavam ansiosos,porque após o jantar, nos reuniamos e desmontavamos a árvore, com brincadeiras e apostas de quem quebraria a primeira bolinha ao retira-las,pois na época só tinha bolinhas de vidro bem fininha,era tão gostoso ver a felicidade deles...era  só risos e alegria.Foi  muito bom acompanhar os sonhos  de crianças de meus filhos e hoje eu chorei ao me arremeter a tal nostalgia.
 
Dia da Bifana 
A palavra Epifania, usada como nome de mulher, deu origem a uma corruptela no dialeto do sul de Itália, levada depois a Portugal e Espanha - a Bifana. A Bifana (não confundir com a Febra), segundo a lenda, era uma velha que, no dia de Reis, saía pelas ruas da cidades a entregar presentes aos meninos que tivessem sido bons durante o ano que findara. Estava intimamente ligada às tradições dos povos mediterrâneos e mais próxima do significado litúrgico das festas natalícias. Os presentes eram somente dados no dia 6 de Janeiro e nunca antes - dia dos Reis ou da Epifania.

3 comentários:

Silvana Nunes .'. disse...

Salve o NOVO ANO !
Que ele seja de PAZ e de muita Saúde. E que estejamos juntos por mais um ano.
assim Seja !
Olá, como vai ? Estou aqui para divulgar um pouco da minha cultura, a história de nossos antepassados ( que amo muito e tenho receio que se perca em meio a essa enxurrada de informações que somos acometidos ultimamente) e, para isso, FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... começa o ano contando um pouco sobre esse espetáculo maravilhoso que é a FLOLIA DE REIS ou REISADO, comemorado no dia 6 de janeiro. Aqui eu também coloco as famosas simpatias das Romã, muito utilizada no dia 6 de janeiro para atrair dinheiro. Para quem curte uma simpatia, vale a pena fazer.Venha conferir.
E para quem não conhece o meu espaço, convido a dar uma chegadinha até lá para conhecer o meu cantinho de histórias, o link está logo abaixo.
Que os bons ventos soprem a seu favor neste ano de 2010.
Saudações Florestais !
SIGA-ME em : http://www.silnunesprof.blogspot.com

Maria disse...

AMIGA...TOC...TOC

CHEGANDO A BARULHERA EU..., HAHAHAHAH

SONINHA AMEI AS TUAS RECORDAÇÕES E A HISTÓRIA...
HAHAHAH EU, JÁ ESTAVA PENSANDO COMIDA..., BIFANA NO PÃO COM MOSTARDA E UMA LOURA BEM FRESQUINHA...
HAHAHAHAH MAS ERA A LENDA!


TEM LÁ NO MEU CANTINHO UM SEKINHO DE OURO SACANAGEN HAHAHAHAH O OURO É VIRTUAL MAS É COM MUITO CARINHO, VAI LÁ BUSCAR OK???

:)) BEIJOCAS GORDAS

Soninha disse...

Olá, Soninha, minha chará!
Adorei este seu cantinho, o layout, o conteudo, tudo enfim.
Venho agradecer-lhe pela visita e por seguir o Roda de Prosa.
Sobre os magos...nossa...tenho muito boas recordações.
Quando pequena, na rua em que morávamos, vixinhos e amigos se reuniam para comemorarem o reisado, com cantoria e visitações nas casa...Deposi, já adulta e casada, igualmente os vizinhos da rua em que eu morava, faziam o mesmo ritual tradicional.
Legal, né?!
Valeu, Soninha.
Feliz 2010!
Muita paz! Beijossssssss

online